segunda-feira, 24 de novembro de 2014

APRENDENDO A USAR O DINHEIRO COM A BARATINHA

A sequência didática foi aplicada na turma do segundo ano, formada por 24 alunos, com idade de 7 e 8 anos. A experiência manteve uma rotina diária de trabalho, tendo o reconhecimento, a contagem e a soma de moedas e cédulas como atividades norteadoras relacionando-as com o livro “A Bela Baratinha” de Léia Cassol. 
As atividades realizadas iniciaram com a exploração da capa, passando pela leitura e interpretação da história e problematização oral, utilizando jogos, músicas e o imaginário. A observação, comparação, contagem e soma de moedas e cédulas levaram os alunos a aprofundar o direito de aprendizagem de reconhecer cédulas e moedas que circulam no país.
Concluímos que este trabalho oportunizou a construção e introdução de vários


 conceitos relativos ao sistema monetário e outras possibilidades interdisciplinares, 


pois é um tema universal.


Os alunos participaram das atividades com grande interesse, fazendo intervenções


constantes interagindo com os colegas e professores. Além de utilizarem diferentes


 estratégias para chegarem às respostas dos desafios. Eles propuseram jogos que


 até então não foram lembrados no planejamento como o Cara e Coroa e quando


 menos esperávamos eles estavam realizando este jogo de uma forma espontânea.







Nenhum comentário: