A Proposta Pedagógica da Escola aponta que a educação deve comprometer-se com a formação da pessoa humana na sua plenitude, onde o “ ser” prevaleça sobre o “ter”. Esta educação fundamenta-se no diálogo, na humanização das relações, na busca constante do saber e na conscientização do compromisso de todos e de cada um.
O nosso planejamento de ensino visa um trabalho comprometido com o desenvolvimento pleno do aluno e com a formação de cidadãos críticos e atuantes que desenvolvam a sua autonomia e independência numa perspectiva de transformação.
Os princípios presentes nesta Proposta Pedagógica, orientam a prática educativa da nossa escola, tendo como eixos norteadores:
1.realidade do educando;
2.participação coletiva;
3.conhecimento científico;
4.desenvolvimento de habilidades e competências;
5.construção do conhecimento;
6.desenvolvimento pleno do aluno;
7.formação de cidadãos atuantes na sociedade em que vivem.
O trabalho pedagógico tem como ponto de partida conhecer a realidade vivida e concebida pelo educando. Para isso utiliza-se de diferentes formas para conhecê-la: observação, diálogo, conversas informais, entrevistas com aluno, família, pesquisa de campo, conselhos de classe participativo e outras formas que auxiliem no conhecimento da realidade. Partindo dos dados coletados, a organização do trabalho pedagógico se dá de forma coletiva, através do diálogo e troca entre os pares, nos espaços de planejamento coletivo onde é construído o planejamento geral para determinado período. Os aspectos importantes a serem trabalhados compreendem: valores, conflitos, medos, contradições, necessidades, conceitos, anseios, desejos, curiosidades, interesses, cultura, expressos nas falas e dados coletados no conhecimento da realidade.
O conhecimento científico a ser trabalhado é selecionado considerando o processo (individual e coletivo) e a realidade do educando, partindo de situações micro-estruturais para macro-estruturais, trabalhando habilidades e competências, construindo conceitos.
A avaliação no processo ensino aprendizagem é constante, valoriza todo o fazer pedagógico, utiliza diferentes instrumentos e estratégias, observa a aplicação do conhecimento, as mudanças de comportamento, valores, atitudes, ações que demonstram a transformação no modo de pensar e conceber a realidade, num movimento de ação – reflexão – ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário