segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Língua e sotaques
Antônio Pradelir Rodrigues Leite e Márcia Geni Rodrigues Susin


A partir da leitura do Projeto Pedagógico, concluímos que era significativo, conhecer nossos alunos, nossos professores e nossa comunidade. Estudamos vários textos, para reflexão sobre concepção de homem, diferença, linguagem, interação e alteridade, definimos que o tema seria: “Identidade coletiva da escola”. Possibilitamos situações na qual o aluno se perceba na sua singularidade, conheça e respeite a sua história e a do outro para que possa construir a identidade coletiva da Escola. Em geografia definimos trabalhar os temas: respeito à cultura de outras regiões do Brasil, preconceito e discriminação devido à diversidade linguística do Brasil, diferentes formas de falar a língua portuguesa no Brasil (sotaques e vocabulários regionais). Iniciamos com o estudo do texto “Preconceitos Regionais”, da professora Nelly Carvalho. Este texto faz parte do livro didático utilizado. Após fizemos contato com a professora Nelly, e ele se colocou a disposição para ajudar. Os alunos produziram textos sobre a Região Nordeste do Brasil, com base neste texto e depois o reescreveram utilizando outro texto de Marcos Bagno. Estes textos estão sendo utilizados nas aulas de português. Conseguimos contato com a professora Vanessa Tuane, de Pernambuco e ela se prontificou a realizar o trabalho conosco. Através do sistema de hangout, vamos conversar sobre as diferenças regionais com alunos do nordeste. A partir desse contato, vamos produzir um texto colaborativo com duas visões (nordeste-sul). No dia 26 de agosto, Nelly Carvalho visitou a escola e conversou com os alunos.


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