Língua e sotaques
Antônio
Pradelir Rodrigues Leite e Márcia Geni Rodrigues Susin
A partir da leitura do Projeto Pedagógico, concluímos
que era significativo, conhecer nossos alunos, nossos professores e nossa
comunidade. Estudamos vários textos, para reflexão sobre concepção de homem,
diferença, linguagem, interação e alteridade, definimos que o tema seria:
“Identidade coletiva da escola”. Possibilitamos situações na qual o aluno se
perceba na sua singularidade, conheça e respeite a sua história e a do outro
para que possa construir a identidade coletiva da Escola. Em geografia
definimos trabalhar os temas: respeito à cultura de outras regiões do Brasil,
preconceito e discriminação devido à diversidade linguística do Brasil,
diferentes formas de falar a língua portuguesa no Brasil (sotaques e
vocabulários regionais). Iniciamos com o estudo do texto “Preconceitos
Regionais”, da professora Nelly Carvalho. Este texto faz parte do livro
didático utilizado. Após fizemos contato com a professora Nelly, e ele se colocou
a disposição para ajudar. Os alunos produziram textos sobre a Região Nordeste
do Brasil, com base neste texto e depois o reescreveram utilizando outro texto
de Marcos Bagno. Estes textos estão sendo utilizados nas aulas de português.
Conseguimos contato com a professora Vanessa Tuane, de Pernambuco e ela se
prontificou a realizar o trabalho conosco. Através do sistema de hangout, vamos
conversar sobre as diferenças regionais com alunos do nordeste. A partir desse
contato, vamos produzir um texto colaborativo com duas visões (nordeste-sul).
No dia 26 de agosto, Nelly Carvalho visitou a escola e conversou com os alunos.
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