quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto Eu e meu Mundo

Os alunos das turmas 7A e 7B da Professora Mirian Rigo vão participar de um projeto com o Instituto Crescer. 
O Instituto Crescer é uma instituição fundada em 2000, que atua na área de Educação em projetos voltados ao Desenvolvimento da Educação Básica, projetos de Informática Educativa e Qualificação Profissional de Jovens.
Saiba mais sobre o Instituto Crescer! Acesse o site www.institutocrescer.org.br
Projeto Eu e meu Mundo – Ensino Fundamental II
        Este projeto visa criar oportunidades para os alunos desenvolverem um olhar mais apurado para o local em que vivem, valorizando o que ele tem de bom e ampliar este olhar para outras realidades ao redor do Brasil.
        Os alunos, em grupos de 4 a 6 pessoas, vão a campo e registram o lugar em que vivem com apoio de câmeras digitais, filmadoras ou até mesmo aparelhos celulares. Podem coletar depoimentos de pessoas que possam contar um pouco da história do bairro ou da comunidade. Os alunos têm a liberdade de escolher a forma como compartilharão este conhecimento, que pode ser por meio de um vídeo, um álbum fotográfico digital, um blog etc. Posteriormente, cada grupo escolhe o local que mais se interessou e se aprofunda em uma pesquisa para produzir uma reportagem que irá fazer parte de uma revista de turismo que irão organizar. Todo o processo das atividades deve ser registrado pelo professor e compartilhado na comunidade do projeto no Facebook.
        Esperamos que, ao participar deste projeto, os alunos desenvolvam competências de pesquisa, leitura e escrita, uso de tecnologias digitais e trabalho em equipe.

        Além disso, esta é uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem outras culturas e pessoas e para o professor trabalhar questões da diversidade brasileira relacionadas ao clima, ocupação do solo, meio ambiente etc.

Nenhum comentário: