A
sequência didática foi aplicada na turma do segundo ano, formada
por 24 alunos, com idade de 7 e 8 anos. A experiência manteve uma
rotina diária de trabalho, tendo o reconhecimento, a contagem e a
soma de moedas e cédulas como atividades norteadoras relacionando-as
com o livro “A Bela Baratinha” de Léia Cassol.
As atividades
realizadas iniciaram com a exploração da capa, passando pela
leitura e interpretação da história e problematização oral,
utilizando jogos, músicas e o imaginário. A observação,
comparação, contagem e soma de moedas e cédulas levaram os alunos
a aprofundar o direito de aprendizagem de reconhecer cédulas e
moedas que circulam no país.
Concluímos
que este trabalho oportunizou a construção e introdução de vários
conceitos relativos ao sistema monetário e outras possibilidades
interdisciplinares,
pois é um tema universal.
Os
alunos participaram das atividades com grande interesse, fazendo
intervenções
constantes interagindo com os colegas e professores.
Além de utilizarem diferentes
estratégias para chegarem às
respostas dos desafios. Eles propuseram jogos que
até então não
foram lembrados no planejamento como o Cara e Coroa e quando
menos
esperávamos eles estavam realizando este jogo de uma forma
espontânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário